14 fevereiro, 2011

O oráculo: Indícios de que o Orkut está com o pé na cova

Em janeiro de 2004 Orkut Büyükkökten, engenheiro de software da toda poderosa Google, criava a rede social do circulozinho cor de rosa. Pouco mais de um ano depois, no dia cinco abril de 2005, foi lançada a versão brasileira do Orkut. Estava então dado o pontapé ao site que veio fazer tanto sucesso em terras tupiniquins. Por que usei o passado ao me referir ao sucesso da rede social da Skynet (digo, Google) é o que irei explicar ao longo deste post.


O Orkut de fato nunca foi uma rede social muito famosa mundo a fora. Na sua terra natal, por exemplo, foi um total fracasso, perdendo para rivais como MySpace e Facebook. Porem no Brasil e na Índia, não sei porque cargas d'água, o Orkut foi feliz. Acontece que esses dois países juntos somam aproximadamente 20% da população mundial, o que faz do Orkut uma rede social que mereceu o respeito mundial. Depois de encher a bola dele vamos ao que interessa, os indícios de que o Orkut está  prestes a comer grama pela raiz:


O primeiro indício é que toda essa soberania não durou muito na terra de Shiva. Os indianos já o trocaram pelo Facebook, é o que mostra a pesquisa da IBM feita em 2009 que pode ser vista aqui. Nessa pesquisa o Orkut só impera no Brasil, no Paraguai (quintal dos fundos do Brasil) e Estônia (um pais de estranhos do leste europeu). E se você olhar bem para o mapa verá que Mark Zuckerberg não passou o pé somente no Orkut, mas sim em várias outras redes sociais, a exemplo da Hi5 que fazia sucesso entre asiáticos e latino-americanos e hoje em dia é usado por uma meia dúzia de países pequenos.


O segundo indício é que tudo o que o Facebook cresceu nos últimos anos (que não foi pouco) ele crescerá ainda mais esse ano. Visto que o mundo, ou o Brasil pelo menos, é extremamente influenciado pela indústria americana de filmes. E este último teve a sua história inteira filmada em The Social Network, concorrendo a oito estatuetas (não sei o plural de Oscar). Depois do lançamento deste filme eu pude perceber que começou a pipocar amigos de tudo quanto é lado no Facebook, chuto que triplicou a minha quantidade de amigos em uns 4 meses.

E a prova de que a rede social azul esta vindo com tudo para o Brasil é que hoje ela já possui aproximadamente 6 milhões de usuários por aqui. Tudo bem que, segundo pesquisa da Info, o Orkut possui cerca de 8,6 vezes mais usuários brasileiros em relação ao Facebook. Mas considerando que a um ano atrás eles possuíam pouco menos de 1,5 milhão de usuários, 6 milhões então passa a representar um aumento de 200%. Isso é ou não é um senhor aumento?

Outro indício é obra da maior ditadora da interwebs e inimiga declarada da gigante do Vale do Silício, a Senhora Microsoft. A versão 2011 do Windows Live Messenger integra atualização de redes sociais (Facebook, MySpace, LinkedIn...) à sua Home. E o orkut? É óbvio que ficou de fora meu caro, seria como pedir para google associar o MSN ao GTalk. Portanto eu estimo que dentro de um ano, tempo de se adaptar ao novo MSN, toda a brazucaiada que se comunica pela ferramenta do Tio Gates estará criando a sua conta no Facebook. E estarão em contato com ele o dia inteiro sem o menor esforço de suas partes.

O indício mais cômico eu guardei por último. Lembra o cara que eu citei bem no comecinho? Sim, o Turco de nome estranho que trabalha na Google. Pois é meus amigos, ele possui um perfil no Facebook, o cara que inventou o Orkut e deu seu nome a criança... Agora a pergunta que fica é "Se até o Orkut se rendeu ao Facebook, por que eu ficaria fora dessa?".

Guardarei boas lembranças do orkut. Nele eu conheci novas pessoas, reencontrei velhos amigos, mantive contato com familiares, enfim, ele me foi bem útil por um tempo. Sinto muito quando penso, mas acho que o meu orkuticídio está próximo. O Facebook está tomando o lugar de rede social prioritária no meu cotidiano e eu não vejo mais a necessidade de manter duas contas em sites que possuem exatamente a mesma função.

Enquanto não cometemos nossos orkuticídios me ajudem aí, faltou algum indício importante?

2 comentários:

  1. Fato. Facebook tá cada vez mais popular, todo mundo que tem perfil lá pode observar por si mesmo o tanto de amigo que tem aparecido ultimamente. Acho que não vou chegar a cometer orkuticídio, mas eu já acesso mais o Facebook do que o Orkut. é triste, também gosto muito do orkut! mas as coisas são assim, né... vide ICQ, maior luto ever.

    ResponderExcluir
  2. Seis meses depois:

    http://tecnoblog.net/76113/facebook-usuarios-orkut-brasil/

    ResponderExcluir