29 outubro, 2010

Útil inutilidade...

Não sei se o pessoal já parou para pensar, ou se quer percebeu, mais muitas coisas que nos rodeiam são feito Bombril, tem mil e uma utilidades, mas muitas dessas coisas já não servem para o propósito que foram criadas.

Podemos citar várias coisas, como a massa de modelar, que foi criada inicialmente para ser um produto de limpeza, o MST que era um movimento social e hoje é uma milícia nas mãos de um partido, as universidades que eram pra ser centros de estudo, pesquisa e desenvolvimento, hoje virou um grande fórum para festas e entretenimento, e para não criar (mais) polêmica, vou direto ao item que originou o post, o título de eleitor.

No Brasil, que é exemplo quesito burocracia, o título eleitoral foi criado para certificar que um cidadão está apto a exercer tanto o eleitorado ativo (votar) quanto o eleitorado passivo (ser votado), além de certificar que o eleitor em questão está realmente inscrito na Zona X e na sessão Y de determinado município, é um documento obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos (18 idade 70, para o engenheiros, matemáticos e físicos) , e facultativo para pessoas com 16, 17 e 70 ou mais anos.

Atualmente no Brasil, você precisa estar com o título de eleitor em mãos, além de suas obrigações eleitorais (não era um direito???) em dia, para poder retirar um passaporte, alistar-se ou conseguir dispensa no exército, você precisar do título para matricular-se em uma universidade ou qualquer outro instituto de ensino técnico e/ou superior. Um documento exigido em situações importantes não? Pois é um título de eleitor tem um espaço importantíssimo na burocracia chamada Brasil, mas pasmem (não é novidade pra ninguém, mas finjam pelo menos, xD) você NÃO PRECISA do seu título de eleitor para votar, basta saber sua zona e seção eleitoral e comparecer ao dia de votação portando um documento oficial da República Federativa do Brasil com foto, lembrando que somente o título não lhe dá o direito de votar você PRECISA de um doc. com foto.

Então fica a dúvida o título de eleitor é realmente um documento importante, ou é somente mais uma ferramenta burocrática?







Nota do redator (sempre quis usar isto): Eu cresci contaminado pelo Anarquismo e as idéias libertárias, hoje sei que uma "sociedade" sob estas ideologias é totalmente utópica e inviável, mas tem um "ensinamento" anárquico que no Brasil é a mais pua verdade, se voto mudasse efetivamente alguma coisa, não era obrigatório e sim facultativo.

5 comentários:

  1. é foda isso! "/

    quando eu fui votar, a mulher falou: "cade o titulo?"
    eu- "num precisa uai"

    ela ficou olhando com cara de "como assim?"...

    da vontade de perguntar se ela não foi na palestra de mesário/secretario, ou se não ve tv né, pq passou 1.545 vezes a propaganda!

    mesários BEM TREINADOS! (Y)

    ResponderExcluir
  2. exatamente cara, o Brasil esta completamente cheio de tamanha burocracia. Meu titulo não serve pra nada msm, a dilma vai ganhar domingo :(
    suihashuiasuas

    abraço lenon

    ResponderExcluir
  3. O voto obrigatório faz com que a massa ignorane transfome o país em um Brasil de tiriricas, fichas sujas, mal-lavadas, escândalos, assm desvalorizando o voto daqueles que votam por vontade de mudança, melorias, desenvolvimento.

    LC

    ResponderExcluir
  4. kkkkk acho q nem eh importante meu pai ta fazendo um campanha jogue seu titulo fora
    mas nivaldo sem o titulo caso vc ganha na mega-sena vc pode retirar o premio
    EU não jogo...
    mas nivaldo se vc for tirar passaporte vc prescisa do titulo
    FILHO faz 3 anos q eu nem saio da barrinha
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    por isso q eu acho q nem eh importante

    ResponderExcluir